Quando decidimos fazer uma tatuagem, piercing ou qualquer procedimento de Micropigmentação, além do resultado final pretendido, estético e artístico, você deve REALMENTE estar atento as normas de higiene vigente reconhecidas pelos orgãos públicos de saúde.
Os estúdios de tatuagem, assim como os salões e clínicas que oferecem esses serviços, assim como dentistas e clínicas, devem possuir dois tipos de alvarás. O alvará de uso emitido pela prefeitura e o alvará sanitário emitido pelo orgão de saúde do município, o que já garantiria a você cliente o mínimo das necessidades básicas para que se possa operar um estúdio de tatuagens , salão ou clínica de estética.
Alguns procedimentos básicos devem ser sempre observados, como a lavagem das mãos dos profissionais antes e depois dos procedimentos. As áreas de aplicação e procedimentos devem possuir revestimentos laváveis (pisos e paredes por ex.) e a proteção dos equipamentos , estações de trabalho e maquinários deve ser feita para cada atendimento.

Área de trabalho montada para confecção de tatuagem. Notem as superfícies devidamente embaladas, assim como borrifadores, fios e fonte. Bicos e agulhas descartáveis em embalagens individuais estéreis.
Os equipamentos devem ser estéreis, descartáveis ou não, dependendo muito da preferência pessoal de cada artista e do que é oferecido no mercado.
AGULHAS, BATOQUES, RESTOS DE QUALQUER NATUREZA APÓS O PROCEDIMENTO DEVEM SER DEVIDAMENTE DESCARTADOS. APENAS INSTRUMENTOS DE METAL SÃO NOVAMENTE ESTERILIZADOS E REUTILIZADOS, COMO BICOS DE TATUAGEM, PINÇAS OU TEBORI.

Material utilizado na confecção de tatuagem pronto para ser devidamente descartado.
Para a reutilização de equipamentos como bicos e pinças é necessária a lavagem do instrumental e a esterilização dos mesmos em AUTOCLAVE. A autoclave assim como qualquer equipamento precisa de manutenção preventiva e testes, os chamados testes de esporos, que autenticam a funcionalidade do equipamento e podem ser feitos na própria loja.

Teste de esporos. Notem a diferença de cor das ampolas, o que indica que a da esquerda foi devidamente esterilizada.
Existem procedimentos para desinfecção da pele antes das aplicações, procedimentos para evitar a contaminação cruzada (como tirar as luvas para atender o telefone, mexer nos tubos de tinta e etc.) e os mais variados procedimentos e cuidados para a cicatrização, que vão de acordo com a preferência de cada artista.
Tudo deve ser observado, além de um profissional com portfólio consistente e experiência, a loja deve seguir padrões mínimos de higiene também nas áreas comuns como banheiros e recepção.
Agora na sua próxima busca no Google atrás daquele desenho maneiro, hype, descoladão, aproveite para aprender sobre as regras vigentes em seu município e exija isso do seu artista escolhido.
Todos esses procedimentos aumentam o custo do trabalho a ser adquirido, além da experiência e dedicação do seu artista, mas a sua vida com certeza tem um preço bem maior do que a diferença em reais de um trabalho feito com responsabilidade e conscientemente adquirido.