A Arte da Tatuagem Japonesa
O estilo que chamamos normalmente de oriental poderia ser chamado de tatuagem japonesa, já que o Oriente é muito vasto e as tatuagens japonesas é que possuem essa estética e linguagem que foram difundidas e copiadas mundo afora.
O Japão é uma ilha que permaneceu fechada a influência do ocidente até 1854, apesar de missionários portugueses estarem lá desde o século XVI e o país ter sido unificado em 1590, permanecendo 250 anos isolado do ocidente. Existem registros arqueológicos que indicam que o homem já habitava a ilha desde o período paleolítico superior (aproximadamente 35000 a. C.) e existem evidências de que a prática da tatuagem exista desde 10000 a.C.

Capa do livro The Begginings of Japanese Art por Namio Egami, mostrando uma hanywa com o rosto possivelmente tatuado.
Há ainda registros históricos que datam do período Yayoi, aproximadamente 200 a.C., com propósitos que permanecem obscuros, acredita-se que fossem religiosos , cosméticos ou sociais, como foi descrito no chinês San-kuo Chi (Sobre os três reinos, compilado antes de 297 d.C.) mas ao redor do século V este tipo de tatuagem parece ter desaparecido ou sido substituído. Numa compilação do ano de 720 existe um registro da tatuagem sendo utilizada para marcar tanto criminosos quanto a classe “intocável”, aqueles que praticavam trabalhos considerados menos dignos. Quando a tatuagem decorativa aparece essas marcas de crimes já não eram mais amplamente utilizadas, mesmo assim durante o longo período Tokugawa(1603 – 1868) e em tempos modernos, a prática da tatuagem, assim como outros sinais de individualidade, nunca foi bem vista pelos governos oficiais, sendo frequentemente causa de problemas com a lei, leis essas que nunca foram muito eficazes, levando, ao redor de 1750, ao desenvolvimento da tatuagem artística japonesa como a conhecemos hoje.
A tatuagem artística japonesa floresce no período Edo juntamente a outras artes e principalmente influenciada por uma novela originalmente chinesa Shui-hu Chuan, no Japão, Suikoden, que tiveram edições ilustradas pelos mestres da gravura Ukiyo-e como Yoshitoshi, Hokusai, Kuniyoshi e mais recentemente o mestre tatuador Horiyoshi III e contava com alguns personagens tatuados. Kumonryu possue um body suit com nove dragões , Rochishin é coberto de flores, Busho, que luta com um tigre, tem o animal tatuado nas costas e a tatuagem artísitica japonesa se desenvolve emulando esses populares heróis..Existem também representações desses e outros personagens tatuados no teatro Kabuki outra forma de arte popular no período.
Ao redor do meio do século XIX a iconografia e posicionamento estético apropriado dos desenhos no corpo estava criado.
Os temas clássicos mais utilizados nas tatuagens japonesas são limitados a figuras como deuses, demônios, samurais, gueixas e outras figuras folclóricas, animais e flores que muitas vezes cobrem o corpo todo, deixando apenas os pés, mãos, pescoço e rosto sem tatuagens.
Entre esses temas encontramos flores como a peônia, o crisântemo e a cerejeira, animais como o tigre, o cão leão, a carpa, cobras, o falcão, a fênix, o dragão, divindades e sub divindades budistas, como os dois guardiões Nio, a deusa da piedade Kannon ou o deus da punição Fudo, que apesar da função e da figura “diabólica” é uma divindade do bem, Fujin e Raijin, os deuses do vento e dos raios e trovões respectivamente, muitos heróis e heroínas do folclore japonês como o Kintaro, os anjos femininos Hagoromo-Tenin além de figuras históricas dentro desses limites citados..A tatuagem se espalhou entre os bombeiros e em algum tempo se tornou popular entre toda classe mais baixa de Edo, os artesãos, trabalhadores, serviçais e os gangsters, mas mesmo assim há indícios que seu uso fosse visto como uma anomalia social.
Enquanto o Ukiyo-e é visto como patrimônio cultural artístico do Japão mesmo não sendo mais amplamente praticado, a tatuagem artística tradicional japonesa só agora está começando a ganhar atenção nos meios tradicionais da arte, embora tenha permanecido uma constante no Japão desde sua inserção, apesar de ter sido banida várias vezes e do grande estigma social que possui.
Assim como grandes mestres da gravura Ukiyo-e influenciaram toda arte europeia do século XIX , grandes mestres da tatuagem foram fundamentais para que a tatuagem japonesa se espalhasse pelo mundo todo no período que se segue a segunda guerra mundial, consistindo basicamente em tatuadores japoneses trocando seus desenhos por pigmentos e maquinas dos norte-americanos. Sailor jerry Collins foi um pioneiro nesses contatos trocando correspondência com Horihide e o semi recluso Horiyoshi II, considerado por muitos como um dos maiores tatuadores da história do Japão.
Kazuo Oguri começou a se corresponder com Sailor Jerry Collins no início dos anos de 1960 e no ano de 1972 visitou os EUA. Kazuo ou Horihide, foi responsável por enviar vários desenhos de temas japoneses que através de Jerry, Zeke Owen, D. E. Hardy e Mike Malone. No ano de 1973 D. E. Hardy foi provavelmente o primeiro tatuador ocidental a trabalhar no cenário da tatuagem japonesa tradicional.
Esses desenhos e o estilo espalharam-se e foram pouco a pouco substituindo o estilo tradicional norte americano que imperava desde antes do inicio do século XX, assim como o estilo mais fantástico preferido pelos motoqueiros dos anos 1970.
Dessa forma a tatuagem japonesa continua influenciando a tatuagem artística praticada no mundo ocidental contemporâneo e a influência do ocidente trouxe o estilo mais comercial de tatuagem, conhecido no Japão como “one point tattoo”, com desenhos feitos de uma só vez, sem a necessidade de ser apresentado ao tatuador e todas as formalidades da tatuagem tradicional japonesa.
Glossário de Termos da Tatuagem Japonesa
- Irezumi: tatuagem
- Horimono : outra palavra para tatuagem
- Horishi : tatuador
- Tebori : técnica de tatuagem manual tradicional do Japão
- Kakushibori Tatuagens colocadas no meio da coxa ou embaixo do braço próximo as axilas.Também se refere a palavras escondidas nos desenhos de tatuagem, por exemplo nas pétalas de flores.
- Sujibori : apenas o contorno da tatuagem
- Sumi : a tinta usada na tatuagem.
- Hikae: tatuagem painel no peito
- Nagasode : tatuagem de braço fechado até o pulso.
- Shichibu : tatuagem do ombro a metade do antebraço (7/10)
- Gobu :tatuagem em metade do braço, do cotovelo ao ombro (5/10)
Fontes:
The Japanese Tattoo – 1980 –por Richie, Donald and Buruma, Ian
Tattoos Of the Floating World – 2003 – por Kitamura, Takahiro
The Japanese Tattoo – 1986 – por Fellman, Sandi
Wikipedia com o verbete Japão.
Wikipedia com o verbete Irezumi
Excelent..!! Aloha..!!