A Arte da Caligrafia

Com a popularização da informática a arte da caligrafia vem sendo trocada pelo computador e suas infinitas fontes, no universo da publicidade e propaganda e das artes gráficas, mas ainda permanece viva principalmente dentro da cultura da tatuagem.

tatuagemescrita

Tatuagem caligráfica inspirada no estilo mexicano.

Os primeiros alfabetos datam de 3000 a.c. e ainda hoje, a arte da “ beleza da escrita” ou melhor, mais ainda, nos nossos dias a caligrafia nos mais diversos idiomas e caracteres é parte integrante da cultura da tatuagem artística.

Sempre presente nas tatuagens da cultura mexicana, nos desenhos tradicionais, nas manifestações dentro do sistema prisional, até mesmo nos povos tribais dos mares do sul, África ou Amazônia, com o intuito de marcar nome de pessoas amadas, cidades visitadas, letras de música, poesias, times de futebol e as mais diversas mensagens políticas ou religiosas, tanto com o nosso alfabeto e língua, assim como as mais diversas línguas estrangeiras e os mais diversos caracteres de linguagens gráficas do mundo todo a tatuagem caligráfica costuma ser vista como um serviço simples dentro do universo da tatuagem, sendo que a verdade é bem diferente.

tatuagem guarani

Tatuagem em homenagem a time de futebol.

tatuagem escrita

Homenagens a família com diversas fontes diferentes.

andorinhas

Andorinhas de gravuras japonesas incorporadas a caligrafia.

Meus primeiros contatos com a tatuagem no início dos anos 80  incluíram e muito as tatuagens caligráficas ou escritas, principalmente no verão de 1984,  aonde observando os pedreiros que trabalhavam na reforma da casa de praia dos meus tios, um em especial me chamou a atenção.

Atendendo pela alcunha de “Vanusa”, o rapaz tinha o corpo todo tatuado com o nome Vanusa, tatuagens de agulha e linha, feitas com uma tinta verde, provavelmente caneta hidrográfica (a famosa Bic), creio eu que feitos em alguma cela do nosso malfadado sistema penitenciário.

Sete  anos depois, minha primeira tatuagem escrita foi um grafitti wildstyle em 1991, desenhado por mim, baseado num trabalho de Eddie Deustche no tatuador Guy Aitchinson e tatuado em p/b por Ricardo Michelli, aonde se lê “foda-se”. Grafitti wild style porque a tatuagem escrita ainda era um tabu, comumente associada aos párias da sociedade, afinal tinham tempo de sobra e não precisavam de quase nenhum talento para rabiscar palavras sobre seus corpos ou os dos companheiros.

No meu caso, sempre foi meio chato responder a pergunta “o que está escrito?”

No fim dos anos 90 tive uma cliente que fez várias tatuagens escritas e religiosas e me deixava bastante perplexo, pois bem longe da normalidade dos dias de hoje, ainda parecia algo bem desafiador, ainda mais para uma garota aos seus 18, 19 anos. Engraçado que eu nunca imaginei o quão aceito seria esse estilo de tatuagem mais de 15 anos depois.

tatuagem religiosa

Tatuagem religiosa da medalha de São Bento.

Tatuagem escrita

Homenagem aos pais e tatuagem religiosa.

Para nós tatuadores, não é só escrever um simples nome ou frase, é um trabalho artístico de caligrafia também. Se você não usar o computador, é um desenho exclusivo por cliente, um trabalho único que só vai ser feito daquela vez (afinal, tem que ser uma coincidência muito grande todo mundo tatuar o mesmo nome).

E mesmo usando o computador, temos ainda que aplicar as tatuagens, da maneira mais perfeita possível, afinal, saiu de uma impressora de computador, sendo que tatuagem é algo muito mais orgânico.

Além do que toda escrita desenhada exclusivamente para você, tem um quê de diferença com as outras, mesmo que feitas pelo mesmo tatuador.

Sendo assim, as tatuagens caligráficas ou escritas  tem que ser valorizadas como outro desenho qualquer, não é “só um escrito” e você pode acrescentar imagens que remetam a seu texto, de forma a embelezar sua tatuagem e assim, permitir que o tatuador possa te dar um trabalho artístico de qualidade, o qual você vai ter orgulho em carregar pela vida toda.

Tataugem escrita

Imagem inspirada no poema “Blue Bird” de C. Bukowski.

Existem muitas formas diferentes de dizer a mesma coisa e uma imagem vale mais do que mil palavras, já dizia a sabedoria popular.

Até mesmo o velho coração como uma faixa fala mais do que só um nome no seu pulso! E significa a mesma coisa e mostra mais ainda o seu amor… Escrever infinito amor na mão é mais legal do que o 8 no dedo e tem o mesmo efeito numa possível entrevista de emprego…Lembre-se, as tatuagens devem ser razoavelmente grandes para poderem ser legíveis pelo resto da sua vida , afinal, já que elas vão acompanhá-los para sempre, é sempre bom levar isso em consideração.

Existem vários estilos caligráficos hoje em dia em voga na tatuagem, o chicano escrito à mão, com suas filigranas que os torna belos desenhos e exemplos de como uma tatuagem escrita pode ser bem executada esteticamente, além disso, conseguimos reproduzir variados tipos de letras impressas ou desenhadas, verifique a possibilidade desta ou daquela fonte, sempre levando em consideração que o trabalho é manual e a tela, orgânica. Seu tatuador deve informa-lo também sobre o tamanho e o melhor local para a sua tattoo continuar legível após décadas na sua pele.

tatuagem escrita

Tatuagens em homenagem a família e time de futebol.

tatuagem escrita

Homenagem baseada em símbolo da marca “All Star”.

Uma última reflexão: escrever nomes de namorad@s, maridos, esposas, ficantes e afins pode nem sempre ser uma boa ideia, o amor às vezes não é para sempre, já com as tatuagens, a história é bem diferente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s