Primeira Convenção Internacional de Tatuagens do Brasil – 1990

tatuagem convenção

Cartaz da convenção de 1990 – acervo pessoal

É inegável a importância do dinamarques Knuld “Tatoo Lucky” Gregersen (1928-1983) para a história da tatuagem contemporânea brasileira, aonde desembarcou em 1959 na cidade de Santos trazendo consigo a maquina elétrica de tatuar e foi durante décadas “o único tatuador profissional da América do Sul” (O Globo, 04/12/1975), mas poucos ressaltam a importância da “Primeira Convenção Internacional de Tatuagens do Brasil” em um fim de semana do mês de agosto do ano de 1990, organizada pelo tatuador italiano radicado no Brasil, Marco Leone, então dono do estúdio “Tattoo You”.

O evento foi amplamente divulgado pela imprensa e ocorreu no Projeto SP, antiga casa de shows localizada no bairro da Barra Funda e que já era conhecida no underground paulistano por ter recebido diversos shows de bandas seminais, nacionais e internacionais (como The Mission, Motörhead ou Iggy Pop, além de outros), inclusive durante a convenção houveram shows de bandas como Ratos de Porão e Sepultura (que contou com a participação do performático tatuador nova iorquino Spider Webb com sua guitarra em formato de muleta).

Inclusive shows de bandas nacionais bem difundidas no underground foram o chamariz das primeiras convenções de tatuagens, como forma de garantir público, provavelmente, já que falamos de uma época aonde a arte ainda não era encarada com a naturalidade que é vista hoje.

A convenção contou com cerca de 50 participantes, entre eles o próprio Spider Webb (EUA), o tatuador Mick (Suíça) hoje consagrado por seu trabalho oriental, Louise (Holanda) esposa de Hanky Panky (o criador do Museu da Tatuagem de Amsterdam ou Amsterdam Tattoo Museum) além de diversos tatuadores nacionais, os quais não vou começar a citar para não ser leviano, pois para mim a experiência foi toda mágica e os 24 anos que nos separam do evento levaram boa parte das lembranças (além de descobrir que o tempo levou também minhas fotos do evento).
Um tempo aonde os tatuados (clientes ou tatuadores) se interessavem em saber quem era o artista do outro, de onde vinham, o que faziam, por quais subgrupos orbitavam.

Foi nessa convenção que vi pela primeira vez uma tatuagem facial, em Ronald Pagnani, que dizia ter vendido sua pele aos japoneses,com seu rosto totalmente desenhado no estilo da capa do lp “Tattoo You”, feita no estúdio de Marco Leoni, a tatuagem era novissíma e perfeita, algo que o tempo faz questão de por em risco num trabalho no rosto.

Foi ali no projeto SP que conheci também o trabalho de Spider Webb, com suas tatuagens tão performáticas quanto sua figura..como eu gostaria de saber quem era Spider Webb naquela época. (para saber de quem se trata, visite http://www.spiderwebbtattoo.com/ )

Na convenção tive a oportunidade de ver também as costas de Beto Cavalo, com um guerreiro montado em um cavalo, extremamente realista e bem executado, algo na linha dos ilustradores Frank Frazetta e Boris Valejjo (não foi a toa que Mauricio Teodoro, como veio a ser mundialmente conhecido anos depois é considerado um dos maiores,senão o maior, expoente da arte da tatuagem no Brasil).

Todo aquele ambiente de cumplicidade, amizade e arte inovadora foi muito inspirador de todas as formas.

É impossível não creditar aqueles pioneiros da arte da tatuagem no Brasil que ali se encontraram como os principais responsáveis pela profissionalização, divulgação e enraizamento da tatuagem na cultura popular brasileira.Sem eles, boa parte do mercado que existe hoje talvez não viesse a acontecer, o que não sei dizer se seria bom ou ruim. Acredito que o nome de  Marco Leone, já não tão presente nas rodas de conversas dos jovens tatuadores deve ser creditado lado a lado com “Tatoo Lucky” como figuras-chave na história da tatuagem do Brasil, sem esquecer também de Sérgio “Led´s” Maciel, que carregou a bandeira da convenção internacional de tatuagem na cidade de São Paulo a partir de 1994, tendo sido responsável por diversas edições do evento, sempre mantendo a tradição de contar com a presença de artistas importantes na cena nacional e internacional da tatuagem.

Nos dias atuais, as convenções da tatuagens se tornaram comuns, acontecem com frequência em diversas cidades dos mais variados estados do país, provavelmente tem alguma que acontece perto de você.

Compareça as convenções de tatuagem, um ótimo lugar para prestigiar a arte e confraternizar com outros tatuados como você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s